Tétrarc criou 39 unidades de habitação social conformado por 11 “casas” posicionadas lado a lado. O volume contínuo resultante descreve uma leve inflexão de 21 graus em sua metade, criando dois arranjos residenciais distintos. O primeiro contém seis casas para alugar, o segundo abriga cinco unidades para venda.
Com o intuito de otimizar o espaço para os ambientes de vivência sem aumentar as áreas de cada habitação, estes foram organizados ao redor de um núcleo composto por uma cozinha, um banheiro, toaletes e uma caixa de escada para apartamentos duplex. Com o mesmo propósito, os acessos para as unidades foram locados externamente ao edifício como um elemento icônico inesperado e divertido.
Os arranjos são caracterizados por uma espécie de estufa em frente de suas fachadas. Estes elementos são a continuidade dos espaços internos das unidades, proporcionando mais área e são ainda um grande volume de vivência nos apartamentos duplex.
Por fim, os jardins privados estão localizados no térreo de cada arranjo, estendendo-os e oferecendo uma forma inovadora para prática de jardinagem, promovendo relações sociais entre os vizinhos.
Tétrarc estabelece este projeto na história moderna de habitação social individual que se iniciou nos anos de 1925-1930.
O projeto proporciona uma resposta inovadora para a questão da habitação, promovendo uma melhor qualidade de vida para seus moradores com novas configurações de espaços internos, que se estendem ao exterior.
- Custo: 3,4 milhões de euros
- Cliente: Habitat44